Acomodação

Nosso prédio

Quem acompanha o blog deve ter percebido que estivemos um pouco ausentes. As últimas duas semanas dedicamos à procura de um apartamento ou quarto para alugar (começamos a contar aqui), já que tínhamos até o dia 9 de junho para deixar o hostel. Tivemos algumas dificuldades, mas, finalmente, encontramos um lugar que coubesse em todas as nossas possibilidades. Fica em St. Julian’s, próximo a Sliema, onde a área comercial é bem desenvolvida. É um apartamento amplo, com dois quartos, que dividimos com uma italiana. A rua é residencial, tranquila, e fica a mais ou menos 25 minutos da escola, andando.

O apartamento

Antes de estarmos alojadas, porém, aconteceu de tudo. Primeiro, veio a dificuldade de achar vagas perto da escola, já que a Clubclass fica num área residencial valorizada e a procura é grande. Começamos batendo nas portas que tinham placa de aluga-se e ligando para os números de contato deixados. Resultado: conseguimos ver apenas um apartamento assim, porque todos os outros já estavam ocupados. Por que as malditas placas continuavam lá? Boa pergunta…

Depois, tentamos com as imobiliárias. Na primeira, um agente até brincou oferecendo uma garagem, quando pedimos o que tinha mais barato. Os bons imóveis que ele tinha estavam reservados para longa temporada e, se quiséssemos para poucos meses, pagaríamos o dobro. Nas demais tentativas, só frustração! Um corretor nos apresentou o ap ao mesmo tempo com outras pessoas. Quando chegamos lá, as condições eram inversas ao que precisávamos (oh, céus!). Ainda por cima, ficou de ligar para oferecer outras vagas e…até hoje. E teve uma vez que tomamos bolo! O agente marcou dia e horário e esperamos uma hora no sol para nada. O último susto foi quando uma agência avisou que cobraria 50% de comissão no primeiro mês se alugássemos o ap de € 650.

 Como sempre, aprendemos bastante com a experiência e vamos dividir com todo mundo, pra tentar facilitar a vida de quem busca de acomodação em Malta.

– No verão, os preços vão para as alturas. Por isso, é a pior época para buscar. O melhor é fechar até abril. Além disso, especialmente nesta época, imobiliárias e proprietários preferem alugar por longa temporada e, se você precisar por menos de seis meses, provavelmente pagará mais caro.

– Negociar direto com o proprietário é melhor para quem quer ficar por pouco tempo e não quer fechar longa temporada. Eles costumam cobrar menos e você se livra de taxas de agência ou do agente.

– Procure a recepção da sua escola, onde pode achar gente que conhece o local e pode até indicar pessoas que alugam quartos. Tentamos por esta via e até conseguimos ver um ap, mas, de novo, não estava disponível para curta temporada.

– Geralmente os imóveis anunciados são (bem) mobiliados e com todos os eletrodomésticos e utensílios necessários, como  forno microondas, armários, geladeira, talheres, roupa de cama, etc. Não custa nada, entretanto, se certificar disso. Pergunte antes de assinar o contrato tudo o que vai estar disponível no local.

– E como última dica, faça contatos! Aqui em Malta tudo acontece um pouco informalmente e nem sempre o melhor caminho é procurar um profissional, por exemplo. No nosso caso, alguns brasileiros que estão aqui há mais tempo ajudaram mais do que qualquer corretor de imóveis (que, por sinal, nos deixaram na mão algumas vezes).

Agora, se não quiser passar nenhum aperto, como ficar carregando as malas para cima e para baixo, feche o seu pacote para acomodação com a escola em uma das opções de hospedagem. No caso da Clubclass, todas elas são muito próximas e sempre dá para ir às aulas andando. É mais caro, porém mais tranquilo. Além disso, uma das vantagens que descobrimos nestes dois meses no hostel foi a convivência mais próxima com outros estudantes, de culturas e nacionalidades diferentes, o que enriquece ainda mais o intercâmbio.

Alguns sites ajudam na procura. Visitamos estes:

www.maltapark.com

www.franksalt.com.mt

www.justlanded.com

Categorias: Sobre Malta | Tags: , , , , | 9 Comentários

Navegação de Posts

9 opiniões sobre “Acomodação

  1. Alana Barcelos

    Gurias, eu estou praticamente decidida a ir pra Malta, mas esse negócio de moradia está me deixando nervosa. Eu entro nos sites para alugar apartamento e eles só apresentam opções para no máximo três meses o que é pago por semana. Eu gostaria de ficar por seis meses no apartamento. Vocês não sabem de nenhum site que dê para dar uma olhada nos preços para, ao menos, ter uma base?
    Simplesmente amei o blog de vocês. Está sendo MUITOOOOO útil, visto que é difícil de encontrar informações sobre estudo em Malta.

  2. Dio

    aluguei um ótimo flat em Sliema, 2 quartos – 4 camas,all furniture,próximo a minha escola, 400 euros por mês + 300 de depósito (w/e/gas). Direto com o proprietário.

  3. Bruno

    Moro no RJ e pretendo fazer um intercâmbio em novembro. Qual das acomodações da clubclass é melhor? Pensei na student house mas tenho receio que seja bagunça; apto individual pode ser visto como individualista; vi que vc gostou do hostel. Poderia me dar uma luz? Desde já agradeço por todos os seus posts… me ajudaram muito!

    • Olá, Bruno, obrigada por acompanhar o blog e por escrever pra gente. Bom, em primeiro lugar, pense no nível de interação que você deseja ter em sua acomodação e na sua expectativa para o intercâmbo. Se não tolera hábitos diferentes dos seus, é bom pensar em ter um quarto individual, por exemplo.Nós diríamos que não existe uma opção ideal. No hostel, tivemos muito contato com estudantes de outras nacionalidades e ficamos juntas em um quarto com uma colombiana. Dvidir o quarto tira um pouco de privacidade, mas o contato com o inglês é diário, pois eles preferem misturar as nacionalidades. Além disso, tem a interação nas dependências do hostel, que é muito legal! Sentimos saudade de lá. A Clubclass tem uma acomodação interesante, no Garden View Complex, onde você fica em um apartamento que pode ter quartos divididos ou não. Quanto à student house, imagine uma casa com estudantes (a maioria na faixa dos 20 aos 25 anos de idade) de culturas muito diferentes, com regras, porém sem uma supervisão rígida. É isso. Espero que consiga decidir o melhor pra você, mas se precisar de mais informações ou detalhes sobre as acomodações da Clubclass, escreve que a gente te dá uma luz, ok?

      • Bruno

        Muito obrigado mais uma vez…. Acho que vou ficar no hostel mesmo… Quero interação… Não deixem de postar!

      • Bruno

        Já fechei. Vou ficar de 04nov até 23dez (7 semanas). Vou fazer um curso intensivo e ficar na “residence” da Clubclass (eles fizeram um desconto por ser baixa temporada). O que acham desta acomodação? E o que não pode faltar na bagagem?
        Quando vocês voltam para o Brasil? Vou continuar acompanhando o blog de vocês e pegar mais dicas sobre Malta.
        Muito obrigado mesmo!

      • Roberta Mendonça

        Dio, Bruno e yes malta, esta troca de figurinhas é ótima e ajuda muito quem está organizando o intercâmbio. Estou na dúvida entre fechar as 24 semanas de acomodação com a club class. O pacote incluindo acomodação + curso por 24 semanas ficou em EUR 3080, achei um valor razoável! Mas também vi que alguns de vocês conseguiram bons aps para compartilhar. Será que tentar me virar com estadia aí é realmente a opção mais viável, considerando o custo-benefício? Qual a média mensal de aluguéis por aí?? Já agradeço a ajuda!!

  4. Cinthia

    Bem bacana este ap. Ah, se eu pudesse…

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.